Uma armadilha silenciosa
- Pedagogia para a Vida
- 28 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Estudos comprovam que uma criança que passa mais de 2 horas em stories de redes sociais como tik tok perdem a sua capacidade de se concentrar em tarefas escolares. Isso é um veneno e os pais precisam se atentar a esse fato.
Excesso de telas ou celular tem um efeito muito parecido com drogas, um excesso de estímulos que incentiva a fuga da realidade ou das responsabilidades para ter acesso aquele prazer fácil e abundante.
Esse uso excessivo pode acarretar muitos prejuízos para as crianças. O uso prolongado pode afetar negativamente o desenvolvimento físico, levando a problemas de postura, sedentarismo e diminuição da atividade física.
Além disso, pode interferir no sono das crianças e em sua qualidade deviso a exposição à luz azul prejudicando a qualidade do sono e dificultando o adormecimento. O que pode resultar em problemas de concentração, falta de memória, desempenho acadêmico comprometido e alterações de humor e muitos outros fatores relacionados.
O tempo excessivo em telas também pode levar a uma diminuição da interação social face a face. As crianças perdem oportunidades de desenvolver habilidades sociais, como a capacidade de se comunicar, saber esperar, fazer amizades, resolver conflitos e desenvolver empatia. Isso pode impactar negativamente o desenvolvimento emocional e social das crianças.
Sem uma supervisão adequada estas crianças podem ficar expostas a conteúdos violentos, sexuais ou perturbadores, o que pode gerar ansiedade, medo e confusão emocional.
É essencial estabelecer limites e garantir um equilíbrio saudável entre o uso de dispositivos eletrônicos e outras atividades, como brincar ao ar livre, ler livros, socializar com amigos e praticar exercícios físicos.
Os pais e responsáveis desempenham um papel fundamental na promoção de um uso consciente e moderado das telas, fornecendo orientação, definindo regras e incentivando atividades saudáveis e enriquecedoras para o desenvolvimento integral das crianças.
fonte vídeo: www.youtube.com/watch?v=ioaY1z2trx4
Comments